Prevenções
Navegue através dos temas abaixo sobre prevenção contra doenças oncológicas, assim como boas práticas e pontos de atenção com sua saúde.
Alguns estudos realizados em países de alta renda indicam que mais de 90% da população estudada reconhece o tabagismo como importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer, enquanto aproximadamente 50% da população desconhecem a relação da má alimentação, a inatividade física e o excesso de peso corporal como causa do Câncer. Acredita-se que, no Brasil, essa situação não seja diferente, podendo potencialmente ser ainda mais critica, evidenciando a necessidade de informações e educação para a população brasileira.
As informações a seguir, apresentam recomendações publicadas pelo Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA) que é o órgão coordenador de ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.
Os conceitos e princípios foram traduzidos do resumo: Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global publicados no III Relatório de Especialistas uma perspectiva brasileira do Fundo Mundial de Pesquisa em Cancer (WCRF, do ingles, World Cancer Research Fund) e do Instituto Americano para Pesquisa em Cancer (AICR, do ingles, American Institute for Cancer Research) e adaptadas para o contexto brasileiro considerando também as informações do Guia Alimentar para a População Brasileira.
O que se espera é fornecer informações e orientações individuais e coletivas de práticas alimentares saudáveis e de atividade física, contribuindo, para o reconhecimento da relação causal com o câncer e indicar praticas diárias para a redução da incidência de câncer no mundo.