Suplementos alimentares

Atender às necessidades nutricionais apenas com dieta.

RECOMENDAÇÃO PESSOAL

  • Suplementos dietéticos de alta dose não são recomendados para prevenção de câncer. Procurar atender às necessidades nutricionais apenas com dieta.

  • Esta recomendação aplica-se a todas as doses e formulações de suplementos, a menos que tenham sido aconselhados por um profissional de saúde qualificado, que possa avaliar os requisitos individuais, bem como os potenciais riscos e benefícios.

 

* Suplemento dietético de alta dose é um produto que contém um "ingrediente dietético" para alcançar níveis de consumo de micronutrientes, ou de outros componentes de alimentos, em quantidades acima das que são habitualmente alcançadas apenas com a dieta.

JUSTIFICATIVA

Há fortes evidencias de que usar suplementos de alta dose de betacaroteno é causa de câncer de pulmão em fumantes e ex-fumantes. Ensaios clínicos com altas doses de outros micronutrientes não demonstraram os mesmos efeitos protetores sugeridos por estudos observacionais.

 

Estudos já comprovados entre os efeitos benéficos dos micronutrientes presentes nos alimentos em longo prazo e a ausência de benefícios observados em ensaios clínicos de curto prazo levam a incertezas quanto ao efeito dos suplementos dietéticos sobre o risco de câncer.

 

A suplementação pode ser necessária para alcançar a ingestão adequada de nutrientes em populações ou pessoas com carência nutricional e devem ser indicados por profissional habilitado.