Alimentos e bebidas que provocam o ganho de peso

Limitar  esses  alimentos ajuda a controlar a ingestão de calorias e manter um peso saudável.

RECOMENDAÇÕES MÉDICAS

  • Limitar o consumo de alimentos processados ricos em gorduras, amidos ou açúcares incluindo “fast foods”, refeições prontas, aperitivos, produtos de confeitaria e doces. 

 

* Os Fast foods são alimentos de conveniência prontamente disponíveis que tendem a ter alta densidade calórica e que, frequentemente, são consumidos em grandes porções.

 

  • Alguns alimentos com alto teor de gordura não precisam ser evitados, como certos óleos de origem vegetal, nozes e sementes, que são importantes fontes de nutrientes. Seu consumo não está relacionado ao ganho de peso e, por sua natureza, tendem a ser consumidos em porções menores.

JUSTIFICATIVA

Há fortes evidências de que as dietas contendo maiores quantidades de 'fast foods' e outros alimentos processados ​​ricos em gordura, amidos ou açúcares  é causa de ganho de peso, sobrepeso e obesidade. Consumir uma dieta do tipo ocidental, caracterizada por alta quantidade de açúcares livres, carne e gordura, é causa de acumulo de gordura corporal. Elevada carga glicêmica, que é o aumento da glicose e a insulina no sangue após o consumo de alimentos altamente açúcarados, é causa de câncer de endométrio. Maior gordura corporal é causa de muitos tipos de câncer.

 

A maioria das evidências sobre "fast food" vem de estudos de alimentos como hambúrgueres, pedaços de frango frito, batatas fritas e bebidas com alto teor calórico (contendo açúcares, como cola, ou gordura, como shakes), produtos feitos de farinha branca como pães, massas e pizzas bolos, pastéis, biscoitos e biscoitos de confeitaria.