Remissão e/ou Acompanhamento

O QUE É REMISSÃO?

O conceito de remissão (ausência de doença presente) aplica-se principalmente para as doenças do tecido linfático e/ou hematológico. Nos tumores dos órgãos humanos, observamos situações de desaparecimento completo (que pode ser efêmero – de curta duração – ou mais prolongado).

 

Cada tumor/doença apresenta peculiaridades e particularidades que são dominadas pelo seu médico, que deverá determinar quais exames são necessários para a avaliação (testes sanguíneos, biópsias de medula óssea, exames de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, mapeamento ósseo).

COMO SERÁ FEITO O ACOMPANHAMENTO?

Uma vez realizado o tratamento oncológico, cabe ao oncologista/hemato-oncologista definir como este paciente será acompanhado. A diversidade das doenças oncológicas, seu comportamento e o crescente “arsenal” de medicações e estratégia de tratamento fazem o acompanhamento capítulo à parte da Oncologia.

Pertinente ao tumor, seu médico solicitará exames de mais ou menos complexidade. De maneira geral, no CEOF, recomendamos (ao término de tratamentos complementares) o acompanhamento a cada três meses no primeiro ano, a cada 4 meses no segundo ano e se recomenda e o seguimento a cada 6 meses a partir do terceiro ano ao final do tratamento.

 

Lembramos que a consulta médica e exame clínico são partes fundamentais do correto acompanhamento médico e não são substituídos pela mera solicitação de exames complementares sofisticados.

O vínculo com seu oncologista/hemato-oncologista deve prezar pela confiança. Lembramos que a característica das especialidades do CEOF indicam a necessidade de permanente de atualização profissional, que obrigatoriamente incluem viagens que impedem a presença física.

 

Por isso, toda a nossa estrutura de serviços tem como base o trabalho em equipe (Oncologia Clínica e Hematologia/Onco-Hematologia) no manejo desde pequenas dúvidas e/ou intercorrências, até a necessidade de internações hospitalares (realizadas nos Hospital de Caridade e Baía Sul Medical Center).