Preservação, processamento e preparo

Limite o consumo de sal. Evite cereais e grãos mofados.

RECOMENDAÇÕES PESSOAIS

Evite alimentos salgados ou preservados em sal; preserve os alimentos sem uso de sal.

Limite o consumo de alimentos processados com adição de sal para assegurar uma ingestão de menos de 6g (2,4g de sódio) por dia.

Não consuma cereais ou grãos mofados.

 

JUSTIFICATIVA

As evidências mais fortes sobre os métodos de preservação, processamento e preparo de alimentos mostram que os alimentos com sal e preservados no sal são, provavelmente, a causa de câncer do estômago e que alimentos contaminados com aflatoxinas são a causa de câncer do fígado.

O sal é necessário para a saúde humana e a vida propriamente dita, mas em níveis muito menores que os normalmente consumidos na maior parte do mundo. Os níveis encontrados não apenas nos países de alta renda, como também naqueles onde a alimentação tradicional contém muito sal, o consumo de alimentos salgados, e de sal propriamente dito, é muito alto. O fator crítico é a quantidade total de sal. A contaminação microbiana de alimentos, bebidas e da água continua sendo um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo todo.

 

Especificamente, a contaminação de cereais e grãos por aflatoxinas, produzidas por fungos quando esses alimentos são estocados por um período excessivamente longo em temperaturas quentes, é um problema de saúde pública importante, e não apenas nos países tropicais.

 

O sal e os alimentos preservados em sal são uma causa provável de alguns cânceres. As aflatoxinas constituem uma causa convincente de câncer do fígado.