Ser fisicamente ativo como parte da vida cotidiana e evitar comportamento sedentário
-
Ser fisicamente ativo pelo menos com atividade moderada
-
Limitar hábitos sedentários (ande mais e sente menos)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos sejam ativos diariamente e façam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada (30 min/dia) ou pelo menos 75 minutos (1,5h) de atividade física vigorosa por semana (ou uma combinação).
Para a prevenção do câncer, e provável que quanto maior a quantidade de atividade física, maior o beneficio. Para ter impacto significativo no controle de peso, são necessários níveis mais altos de atividade (de 45 a 60 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia).
Crianças e jovens de 5 a 17 anos são aconselhados a acumular pelo menos 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa diariamente.
Atividades de intensidade moderada incluem:
Caminhar/ciclismo/tarefas domésticas/jardinagem/natação/dança
Atividades de intensidade vigorosa incluem:
Corrida/natação rápida/cilismo rápido/exercícios aeróbicos/esportes de equipe
JUSTIFICATIVA
A atividade física melhora a sensibilidade a insulina e reduz os seus níveis em jejum, o que pode diminuir o risco de câncer de mama. Pode também reduzir os níveis circulantes de estrogênio. Além disso, a atividade física tem demonstrado ter efeitos imunomoduladores, aumentando a imunidade e promovendo a vigilância do câncer. Estudos também mostraram que o exercício aeróbico pode diminuir o estresse oxidativo e melhorar os mecanismos de reparo do DNA, diminuindo a carcinogênese.
Todas as formas de atividade física protegem contra alguns cânceres, como também contra o sobrepeso e a obesidade em particular a gordura visceral. Da mesma forma, evidencias também mostram que a atividade física protege contra outras doenças como diabetes e hipertensão.
Há evidências convincentes de que caminhar protege contra ganho de peso. Também há fortes evidências de que assistir à televisão ou computador (tela), inclusive no trabalho, e usar dispositivos eletrônicos, como jogar videogame é uma das causas do ganho de peso em crianças e adultos.
*Vegetais podem ser separados em grupos, de acordo com seu teor de amido. Vegetais amiláceos são aqueles ricos em amido, como batatas, batata doce, mandioca e inhame. São exemplos de vegetais não amiláceos: cenoura, beterraba, nabo, assim como vegetais verdes folhosos (como espinafre e alface); vegetais crucíferos (brócolis, repolho e agrião); e do gênero allium, como cebola, alho e alho-poró.